sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Passar pela saga de retirar o visto

1º passo: reunindo a documentação - Minha instituição de ensino me forneceu a lista com os documentos necessários para levar ao vice-consulado. Se a sua não forneceu, envie um e-mail para o vice-consulado solicitando essa lista, vi uma menina que pegou uma que ela achou no site mas não era a lista atualizada, resultado: ela dançou.. Alguns documentos são bem fáceis, por exemplo, identidade autenticada, já outros deixam margens para dúvida. (Quem não tem muito interesse nesses documentos pode pular a parte em itálico abaixo, são dicas que vou deixar para possíveis viajantes que podem visitar o blog)

Segue documentos que me deixaram um pouco com dúvida e como fiz:
a. quais folhas do passaporte tirar cópia e autenticar: eu só fiz uma cópia autenticada da folha que contém meus dados, mas meu professor disse que quem possui carimbos no passaporte deve tirar dessas folhas também;
b. qual seguro escolher? eu optei por um particular, um porque eu não vou precisar me incomodar na Europa toda vez que for visitar outro país, dois porque pelo que me falaram há um procedimento a ser feito com quem opta pelo PB4. No fundo, no fundo, não optei o PB4 principalmente por causa das viagens, tudo bem que o seguro particular chega a ser 10x mais caro que o PB4, mas um professor falou que se tenho o intuito de viajar, quando eu fosse para outros países teria que pagar uma taxa e não sei mais o que, então achei mais cômodo o particular e não fui muito atrás de como tirar o PB4 (desculpe pessoal, mas para quem quer o PB4, esse post não lhe servirá muito de ajuda). Quem quiser ir atrás do PB4, a dica que posso dar é procurar na internet (uau grande dica hahah), vi que a maioria das pessoas indicava a entrar em contato via fone com o local mais próximo à sua cidade que emite o PB4 e questionar que documentos enviar/levar pois isso muda muito de cidade para cidade.
c. o que é o termo de responsabilidade? peguei um modelo em um blog, mas é bem fácil fazer um. No meu continha o nome dos meus pais e o dados deles (CPF, RG e endereço) alegando que me enviariam 900 euros por mês (esse valor estava presente no modelo que peguei) e qualquer outro valor que eu necessitasse para moradia, alimentação, etc.
d. o que por na carta de intenções? escreva com suas próprias palavras, falei sobre como vou evoluir nesse intercâmbio, o tempo que vou ficar, como a minha instituição de origem me ajudou com a vaga, mas bati bastante na tecla de que ele me ajudará a crescer profissionalmente e pessoalmente, por conhecer outra cultura, expandir minha visão sobre o mundo, conhecer outro método de ensino, que irei amadurecer e que poderei fazer mais pela minha universidade pois serei capaz de ajudar outros intercambistas. Assine, da um toque pessoal ;)
e. a cópia do seguro de saúde precisa conter que ele cobre os trinta mil euros, fiz uma cópia que na parte de cima da folha possuía meu nome e o tipo de plano que peguei e na parte de baixo coloquei a folha dos termos que diz que aquele plano cobre trinta mil euros.


2º passo: Indo ao vice-consulado - Cheguei em uma segunda a noite em Curitiba (aonde fica o vice-consulado de Portugal e aonde quem é do PR ou de SC pode solicitar o visto), e fui terça às 7h30 da manhã nas portas do vice-consulado mesmo sabendo que o horário de atendimento começava às 8h30. Algumas pessoas já estavam formando uma fila, e quando subimos para o vice-consulado respeitamos a mesma ordem, e peguei a senha 10. Gente, me atenderam 10h30, demoraram 2 horas para atender nove pessoas, sendo que são duas atendentes. Até aí tudo bem, meus documentos estavam todos OK, então ela pediu para eu ir em uma papelaria do outro lado da rua scannear alguns deles. Até aí tudo OK parte 2, só que a parte de digitalização da papelaria estava com problemas justo aquela manhã. Resultado: Lá saiu eu pelas ruas de Curitiba.. Uma loja de fotografia queria me cobrar dois reais a cada página scanneada, e como eram 20 páginas sai corrida dali. Andei uns dois quarteirões e achei um posto telefônico que me cobrou R$ 0,50 por folha. O problema é que esqueci de avisar a menina que deva scannear em PDF e ela mandou JPG... Mas ok, fui em uma lan house e converti para PDF, o problema é que o arquivo ficou muito grande e eles não estavam recebendo, deu o uó do borogodó, até que chegou 13h (o atendimento do consulado encerrava 13h30) e a mulher da lan house já com pena de mim me emprestou um pen-drive e deu tudo certo!

3º passo: Aguardando o e-mail - Em vinte dias recebi um e-mail dizendo que meu visto estava autorizado, tive que enviar meu passaporte por SEDEX para o vice-consulado e em cerca de nove dias recebi ele com meu visto.

O segredo é só seguir fielmente a lista de documentos que eles pedem. Organização é a palavra chave, ouvi muita reclamação do pessoal falando que o vice-consulado é aquilo, aquilo lá, mas na verdade nenhuma dessas reclamações existiriam se as pessoas lessem atentamente a lista e levassem exatamente o que eles pedem. Acho muita cara-de-pau a pessoa ter errado em algum documento e querer por a culpa em quem não aceitou que fosse dessa forma. Se alguém tiver alguma dúvida sobre solicitação de visto para Portugal, pode falar nos comentários. Meu próximo post já será em terras Portuguesas!

By the way, eu nem expliquei direito né HAHAHAH mas terça feira saio do Brasil, com destino a Portugal, para fazer um intercâmbio durante seis meses em Braga, para estudar na Universidade do Minho. A universidade que frequento no Brasil tem parceria com a universidade de lá, então fui no meu Centro de Relações Internacionais e comecei a correr atrás da papelada e todo o necessário. Há anos que pretendo fazer intercâmbio, e agora, oficialmente, o sonho está se tornando realidade.

Um comentário:

  1. Fico muito feliz por você! É tão lindo que você está realizando seus sonhos, e espero que seja tudo o que você imaginou e muito mais.
    E agora, concordo muito com você, apesar de (ainda) não ter passado pela mesma situação, sempre que preciso enviar ou levar documentos para qualquer coisa, leio as listas e editais milhares de vezes e confiro tudo. Não ia suportar perder uma oportunidade por ter esquecido alguma coisa.

    Beijo!

    ResponderExcluir