sábado, 25 de janeiro de 2014

Acampar sem energia elétrica

Eu havia acampado uma única vez em minha vida, em um camping, com energia elétrica, chuveiro quentinho, banheiro consideravelmente adequado, um teto sobre mim (caso chovesse).. Eu poderia ter acampado mil vezes dessa forma e não estaria preparada para a experiência de acampar no Vale da Utopia.

Depois de quatro horas de viagem de carro (o dobro do que imaginávamos por causa do trânsito do feriado), chegamos no lugar que deixaríamos o carro e seguiríamos a pé. Para ter noção, eu andava com três malas: uma com roupas, dois litros de vinho, dois litros de outra bebida, dois litros de água, uma com comida, e outra com o saco de dormir. Depois de uma árdua caminhada no sol do meio dia/uma hora, cheia de subidas, não aguentando mais levar as malas e pensando em desistir e voltar para casa (brincadeira hahahaha), chegamos ao Vale da Utopia. E toda gota de suor valeu a pena. É uma paisagem incrível, uma pequena entrada da praia com o bar logo ao lado (bar fechado), um chuveiro no meio do nada (o chuveiro que iríamos usar!) e o mar infinito assim como a grama. Só para vocês darem um visu no lugar:



Gente, foram três dias que passamos lá. E foi incrível, uma verdadeira limpeza mental. Ficamos sem celular, internet, nada. Tomar banho era naquele chuveiro gelado no meio do nada, que nem ao menos era coberto direito. Banheiro? Nenhum! Energia elétrica a noite? Somente nossas lanternas, e como usavam pilhas tínhamos que economizar e, por sorte, no local que escolhemos para acampar tinha um galão de cinco litros de água pendurado com areia dentro e algumas velas (cortesia de alguma outra pessoa que havia ido lá), essa era nossa iluminação, além da linda lua cheia que resolveu aparecer na segunda noite e iluminar uma grande área (você já viram a lua ficar acima de um mar gigante? É a coisa mais linda). Para comer, muitas frutas, e à noite fazíamos uso de madeira seca que os meninos buscavam durante o dia e faziam fogo para assarmos carne em cima de uma grelha esquecida por alguém no local. As barracas ficavam debaixo de árvores, e na primeira noite choveu, houve diversos relâmpagos, e o que restava era ficar dentro da barraca com medo esperando a chuva acabar HAHAHAH. No "nosso cantinho" chegamos a pendurar uma rede que dava para uma vista incrível do mar. Além de tudo isso, no final da tarde vacas apareciam no pasto, literalmente as "donas" do local.

Foi uma experiência incrível. Sabe aquele sentimento de que você está entendendo do que a vida é feita e o que você pode fazer para buscar a felicidade? Você consegue sentir e entender ao passar dias assim, sem energia, sem contato com o mundo exterior, somente com a natureza. Indico levar muita água, frutas e sardinha (hahahah me salvou em alguns momentos já que não estraga). No Vale tinha algo especial porque a qualquer momento você olhava para algum lugar e via que alguém havia deixado um filtro dos sonhos pendurado, alguma semente pintada, algo que não se levava para casa, que você via, admirava, e deixava para um outro viajante ver e ficar maravilhado. Fiz uma espécie de filtro dos sonhos com instrumentos que encontrei (até barbante alguém enrolou em uma árvore e deixou lá). Olha, só posso lhe dizer que quero muito acampar mais uma vez da forma que nossos super antigos ancestrais viviam. Para quem ainda não fez algo assim: Aposto que vocês também não se arrependeriam!

8 comentários:

  1. Está aí uma coisa que preciso fazer da minha vida ahahahahahahah *_*
    Eu amo a natureza também e sou apaixonada por coisas malucas assim.Aposto que deve ser o máximo!!!!
    Sonho anotado para logo mais ahahahaha

    e obrigada por ficar feeliz pelo meu livro hohohooh e tudo bem. contato que tu poste bastante aqui sobre o intercâmbio *_*


    beeijão ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Sempre quis acampar, mas sinceramente sou meio escrava das tecnologias atuais como chuveiro quente e acho que seria bem difícil me adaptar. Só que eu pretendo mesmo fazer isso um dia, me conectar com a natureza dessa forma deve ser fantástico. Só preciso achar um lugar e gente disposta a ir comigo. Vou colocar isso nos meus planos pra 2014!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Sempre quis acampar, meu namorado sempre implora, mas sei lá, não sou muito chegada nos matos, hahahahaha. Mas é sempre bom ficar totalmente desconectada, dá uma paz :)
    Champagne Supernova

    ResponderExcluir
  4. Cara, quando li o título do seu post, imediatamente torci o nariz e pensei: "essa gente tá louca" HAHAHA Mas lendo seu post, acredita que cogitei a ideia? As fotos são lindíssimas, realmente a natureza traz uma vibe MUITO BOA de purificação mental que estou precisando. A única coisa que me broxa é não ter banheiro, impossível fazer xixi/cocô agachada no mato, pelamor HAHAHA
    Mas adorei o post, queria mais fotos :(
    Beijos!
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  5. O lugar é bonito e realmente valeria a pena. Ai que legal! :o Imagino andar por ai e encontrar um filtro dos sonhos ou algo que a pessoa deixou com algum significado, sabe? Adorei! E que vista linda *-* imagino acordar todos os dias e olhar essa vista, nossa.. Deve ser chato ein?! (NUNCA QUE IA SER CHATO!!!) Hahahaha! Meu pai vive falando que vai me jogar no meio de uma floresta pra eu ficar uma semana ou um mês, ele diz que eu vou enlouquecer, porque eu não vivo sem internet (o que é verdade), mas se for com os amigos da até pra se divertir né? Agora, ir sozinha... Ai eu não iria não, por motivos de: puro medo. Enfim, acho que todo mundo deve passar pelo menos 1x isso na vida, acho que vale a pena, sabe? Adorei!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, Nath!
    Já "acampei" uma vez. Entre aspas porque tinha energia elétrica, chuveiro quente e banheiro, mas sempre tive vontade de acampar desse jeito! Deve ser mágico encontrar sinais de outras pessoas e é muito legal isso! Um dia espero poder ter essa oportunidade, ainda mais com um grupo bom... mais legal ainda! E farei questão de ir em época de Lua cheia, só para ter o prazer de ver ela e o mar junto... Que delícia!!!!
    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  7. Eu adorava fazer algo assim, quem sabe um dia!
    Que lugar lindo :)

    ResponderExcluir
  8. Uma vez acampei, mas foi meio q acampamento de mauricinho. Tinha energia eletrica e tal kkk Foi irado, mas não sou dessas de curtir natureza, então não faria de novo. O unico animal q eu gosto é cobra. Acho lindo <3

    ResponderExcluir