terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Gentileza gera gentileza

Depois de onze dias deu tempo de por a vida virtual em dia. Havia começado a escrever um post sobre como estão as coisas no intercâmbio, mas acho que ainda está um pouco cedo para falar disso. Amanhã vai fazer uma semana que pousei na cidade maravilhosa que é Porto e sábado vou deixá-la de lado para seguir para a minha "verdadeira" cidade que é Braga, portanto resolvi optar por não falar sobre o intercâmbio agora, mas quando eu ir para Braga falo de Porto e posto fotos =)

Certo dia no prédio que moro no Brasil, cheguei e vi que alguém estava abrindo a porta do elevador, então dei uma corridinha básica para pegá-lo no térreo e não ter que esperar ele voltar. O vizinho percebeu isso e segurou a porta para que eu entrasse. Quando entrei no elevador, agradeci. Então ele me disse "que isso, gentileza gera gentileza." Tudo bem, essa frase é super famosa,e já tinha escutado ela outras vezes, mas daquela vez ela bateu em mim de uma forma diferente e venho pensando muito nisso. Não quero dizer que se alguém lhe aborda na rua pedindo por dinheiro você deveria sempre dar e sentir missão cumprida. Mas estou falando de gestos que deveriam ser involuntários como paciência com o próximo, agradecer quando alguém lhe prestou alguma ajuda, ser educado com as pessoas, ajudar quando alguém lhe pergunta algo.

Incrível como simples gestos, que podem deixar as outras pessoas satisfeitas, contentes e terem uma boa visão de você, muitas vezes não são praticados. Nos últimos dias venho precisando muito da ajuda dos outros, e, consequentemente, da boa vontade deles, e estou muito feliz com o que venho observando. Devo falar "obrigada" umas oitenta e nove vezes por dia, mas se não fosse essas pessoas, e acredito que a forma como eu as abordo, ou seja, minha educação, com certeza estaria um pouco perdida aqui. O pessoal daqui te ajuda com a maior boa vontade, explicando tudo muito certinho, no Brasil a coisa é mais simplificada (quando acontece, né). Por exemplo, hoje eu estava na rua com um mapa na mão, e um homem me perguntou as horas, lhe respondi, ele agradeceu, se virou novamente para mim e perguntou "precisas de algo, estais com alguma dúvida para chegar em algum lugar?", é disso que eu falo, eu nem perguntei nada e ele já queria me ajudar. Dois dias atrás quando pedi uma informação, recebi uma detalhada explicação de como chegar em algum lugar e ainda acabei conversando um pouco com a pessoa sobre o Brasil e no final da conversa escutando algo como "Tudo de bom para você".

Esse post não tem o intuito de converter ninguém a ser a pessoa mais carinhosa e amável do mundo, só queria falar sobre o que andei pensando e por mais mentes para pensar sobre como o mundo pode ser mais agradável, afina de contas, nossa jornada é tão curta, porque não fazê-la ser doce?

"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são efetivamente infinitos."

3 comentários:

  1. É verdade Nathália, simples gestos de gentileza podem fazer o dia de alguém melhor e consequentemente o seu também. Tudo que a gente planta, a gente colhe e por que não plantar gentileza, respeito, educação? Antes de cobrar dos outros temos que começar por nós, dar exemplo e não sermão! ;)

    Acho que esse tipo de aprendizado já é resultado do seu intercâmbio, dizem que a pessoa aprende muito quando viaja e tal.. já dá pra ver que o saldo para você está sendo positivo ;)
    Beijos!

    - Fico feliz que tenha te empolgado a ler As Brumas de Avalon, apesar de não ter sido um dos meus preferidos, ainda assim espero que você goste e seja uma leitura agradável para você!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre penso nisso, Nathália. Às vezes coisas tão simples quanto dar um "bom dia" quando chega em um lugar, um sorriso para alguém na rua, segurar uma porta... Eu não me incomodo se a pessoa não retribuir, porque eu sei que, algumas vezes, elas vão sorrir de volta, ou lembrar do que fiz no fim do dia e pensar que tiveram um bom dia. Fora que a gente se sente bem também, né?
    Estou super curiosa para saber sobre seu intercâmbio mas fico feliz que já esteja dando tudo certo. Muita boa sorte por aí, tá?

    Beijo!
    Ensorcelée

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente me sinto bem quando são gentis comigo, e melhor ainda quando sou com os outros, e isso consequentemente faz o dia ficar melhor, não sei explicar. É como se o dia esquentasse e eu ficasse mais feliz. Procuro ser sempre gentil, ainda mais com pessoas mais humildes, elas são as que mais precisam, porque ninguém costuma gastar seu tempo com elas. São coisas simples, como dar "bom dia" ou "boa tarde", agradecer, dar uma informação... fazer sua parte pra semear um pouquinho de amor do mundo e deixar o dia da pessoa um pouco melhor. :) Gosto de praticar isso.
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir