sábado, 22 de fevereiro de 2014

Passar dez dias em Porto

Depois de estar devidamente instalada em Braga, com roupas limpas (sim, teve um dia que usei biquini como roupa de baixo porque adiei essa tarefinha chamada lavar roupa hahaha), tendo uma cama para chamar de minha e um armário para por minhas roupas, seja em cabides, seja dobradas perfeitamente uma em cima da outra montando uma pequena pilha porque afinal de contas não trouxe muita roupa para cá. Tenho até uma escrivaninha para chamar de minha, um frigobar e um semi-chuveiro (gente, quem permitiu chuveirinhos um pouco mais evoluídos serem chamados de chuveiros?). No meu primeiro dia no alojamento, com toda roupa ainda na mala e o quarto sem um arrumação prévia, meu primeiro pensamento foi: Saudades do Porto!

Pude experimentar ficar no coração da cidade com a Igreja dos clérigos como vista do meu quarto e também minha vizinha, e para quem nunca tinha ido para uma cidade com construções tão antigas e com uma bela arquitetura, foi um baque estar lá. Andei, andei e andei mais um pouco conhecendo cada canto que me fosse possível daquela cidade, tentava almoçar ou jantar sempre em lugares diferentes e descobrir cada vez mais comidas diferentes e deliciosas (um salve pro Subway que me salvou algumas vezes quando eu não queria procurar restaurante ou não queria gastar mais do que dois euros para comer hahaha). Peguei uma bicicleta e andei por toda a costa de Porto (da Praça da Ribeira até o final da praia em matosinhos), parei para admirar a bela passagem que se aproximava a cada pedalada. Tomei um café de frente para o rio e para a ponte Luís I. Tentei chegar a todos os lugares indicados pelo mapa que ele rasgou um pouco em uma dobra de tanto que consultei, diga-se de passagem que aprendi a interpretar mapas, porque eu realmente achava que sabia fazer isso até de fato precisar fazer. Comi bacalhau, comi francesinha, comi tripas à moda do porto. Conheci pessoas ótimas em um hostel super animado, gentil e acolhedor. Fui à festas (desculpa mãe hahaha), descobri e bebi a sangria e o vinho do porto. Andei de ponta a ponta a Avenida Santa Catarina para tentar achar lojas, fui em brechós, fui no mercado do Bolhão. Apreciei a francesinha no Café do Piolho. Visitei muitas igrejas, muitas delas com muito ouro fazendo parte do cenário. Fui à uma exposição no centro de fotografia, comi pastel de nata. Fui descobrindo atalhos pelas ruelas do centro. Fui à Gaia. Andei mais um pouco e fui na casa de música, peguei outra rua e parei no jardim botânico. Como ninguém é de ferro, passei um dia de pernas pro ar no hostel olhando a chuva cair pela janela e tomando um chimarrão com hóspedes super queridos. Ouvi histórias, contei histórias. Escrevi um belo capítulo do meu intercâmbio, e da minha vida, nesses dez dias em Porto.

Já entendia, e continuo entendendo, que várias e várias pessoas fazem Eurotrips em vinte dias, tendo a oportunidade de passar apenas dois ou três dias em cada cidade, mas compreendi a beleza de passar dez dias em uma cidade nova e começar a se sentir parte da população.

Segue umas fotinhos para vocês verem =) Beijos!



Essa parte em itálico do post são dicas para possíveis viajantes, não é necessário ler, apenas se você está procurando dicas de como "se virar" em Porto.
Hostel: Com certeza indico o Yes! Porto Hostel, ótima localização, walking tour incrível, pubcrawl super divertido, ótima janta, pessoal muito simpático que te ajuda muito, ótimas instalações e super limpinho.
Meios de transporte: A bicicleta peguei na praça da Ribeira (se pedir informação por lá já te dizem qual loja). Não usei muito o metro, pra falar a verdade apenas uma vez, comprei o cartão andante e recarreguei no próprio aeroporto e fiz uso dele para chegar no centro da cidade, o resto ia fazendo tudo a pé para ver mais a cidade. Se usarem o metro, não esqueçam de validar o mesmo. Querem viajar para Coimbra, Aveiro, Braga, Guimarães a partir de Porto? Usem o comboio, acredito que é a melhor forma.
Lugares: Falei de muitos ao longo do post e recomendo ir à todos eles. Para saber melhor aonde ir, arranje um mapa e o use o máximo que puder, os mapas geralmente dão ótimas indicações da onde ir, e se você ficar no Yes! não se acanhe, peça dicas para eles que eles tem ótimas ideias para compartilhar.
Aproveite, é uma cidade linda, com uma bela história, faça um walking tour para poder conhecê-la. Se quiserem podem me perguntar mais coisas pelos comentários =)

6 comentários:

  1. Adorei, é uma cidade que eu amaria conhecer. Adoro ler as experiências alheias :))

    Champagne Supernova / Grupo de Divulgação / Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh, aproveite baaaaastante para nos contar depois HAHAHHA :)


    beeijinhos
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que fotos lindas! Adoro essa boina/touquinha! É amor *-*
    Melhor coisa é viajar! Eu ainda não saí do país, mas minha irmã foi à Portugal e voltou LHOUCA, querendo voltar a viajar loucamente porque os lugares fora do Brasil são surreais, principalmente no que concerne à educação e cultura das pessoas. Esse ano ela vai à Itália *-*

    Realmente imagino que essas viagens mais "simples", em hostel e com pouco conforto e etc deve, dar um crescimento pessoal maior. Faz a gente parecer mais em casa e mais parte daquele "mundo". Estou com uma inveja branca de você, adorei.

    PS: você podia postar umas fotos "maiores", né? Quero ver TUTO! HAHAHA
    Beijos catona!
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  4. Que inveja branca dessa viagem, Nathalia! Sou doida pra viajar assim e ficar um tempo conhecendo a cidade, deixa eu me ajeitar nos estudos que vou embora viver essas aventuras. Adorei as fotos, achei tudo tão lindo! E esse teu relato, deve ter sido incrível viver tudo isso, comer tudo isso, conhecer outra cultura, outras pessoas. Muito lindo mesmo! E concordo com a Erika aqui em cima, você devia postar umas fotos maiores.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana sua viagem, principalmente porque tá dando pra passar tempo suficiente pra quase se sentir parte do lugar kkkkkkk aquelas viagens de finais de semana não são suficiente para conhecer de verdade algum lugar.
    Aproveita muito aí, beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Que fotos lindas, que roupas lindas e que viagem maravilhosa! Queira deus que um dia eu tenha a chance de experimentar essas viagens, viu?! Acho que enriquece a alma conhecer novos lugares assim. As dicas também foram boas (apesar da vontade, ainda vou esperar um bom tempo para poder usá-las, quem sabe!).
    Beijos

    ResponderExcluir