segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A volta dos que não foram

Não entendo como é possível ser tão emocionalmente fiel a algo, e na prática não ser. Num post como esse eu poderia começar o primeiro parágrafo cheio de palavras pedindo desculpas, ou até mesmo, esquecer esse blog, criar outro e começar do zero como se esse blog nunca tivesse existido. Não. Nem primeira opção, nem segunda.

Quando criei esse blog queria compartilhar com as pessoas minhas experiências durante o intercâmbio, principalmente as viagens. E sabem o que aconteceu? Eu viajei, não tanto quanto eu ainda quero, mas muito mais do que eu imaginei. E acontece que, sentada no banco de algum parque, independente da cidade em que eu me encontrava, eu imaginava como seria o post quando eu chegasse ao lugar que agora eu chamo de casa. Mas esse pensamento começava a ficar atrás dos outros a partir do momento que eu abria meu mapa, levantava do banco e ia a caminho de uma coisa nova para ver.

Depois de alguns dias, sentada em frente ao computador, esse pensamento voltava a ser o centro de minhas atenções, mas na hora de transcrever qualquer palavra pro “papel”, passou a não me ter significado algum dar explicações e dicas sobre a minha viagem que pra mim tinha sido tão especial e indescritível.

Eu percebi que eu não queria ficar dando dicas sobre as viagens. Não preciso dizer o que eu aprendi depois delas. Talvez, a verdade é que eu não quero fazer isso. Porque escrever sobre isso é aceitar que o meu tempo fora do Brasil está cada vez mais curto, escrever sobre a viagem... seria como virar a página. E, honestamente, eu ainda não estou pronta para isso. Quero essas lembranças bem vivas em mim até o momento que a realidade brasileira for a minha realidade novamente. E sei que quando isso acontecer, e eu estiver pronta pra falar das viagens, o blog vai estar aqui para passar a minha mensagem. Enquanto isso, quero falar sobre qualquer acontecimento do meu dia-a-dia daqui, escrever o que eu descobri depois da conversa com um amigo, depois da festa de ontem a noite, ou depois da aula que eu tive durante a manhã. Quero que as pessoas possam me conhecer melhor através do que eu escrever. Quero finalmente escrever tudo aquilo que eu sempre penso em escrever, mas perco a coragem depois de lembrar que não apareci aqui por tanto tempo.

Simplesmente não quero apagar essa chama que me implora por voltar a postar. Quando fiz este blog, imaginava estar pronta para assumir o compromisso com ele, a vontade sempre esteve dentro de mim. O problema é que quanto mais você ingressa na vida adulta mais você vê obstáculos para fazer as coisas que você gosta: trabalhar oito horas por dia, estar na faculdade, o estágio que você começou a fazer, e depois de eu conseguir administrar tudo isso e finalmente abrir esse blog, chegou a hora do intercâmbio. Eu pensei que ia ter tempo de sobra pra poder escrever e divagar sobre tudo o que eu tenho feito. Aconteceu que não tive tempo de sobra, ou melhor, eu não soube administrar o tempo logo de primeira pra ter esse tempo gostoso de estar na frente do computador escrevendo. Eu só continuava a ler os blogs que eu admiro e chegava a hora de fazer outra coisa. Quando essa realidade bateu na minha consciência e disse um “oi”, eu me senti estúpida. Eu, que sempre respondia às pessoas que me diziam não ter tempo algo do tipo “vocês precisam aprender a usar melhor o tempo de vocês”, percebi que eu estava dando a “desculpa” de não ter tempo e por isso que estava fazendo só a coisa X, em vez de fazer a X e Y. Afinal de contas se eu soubesse usar melhor meu tempo, não teria ficado tão afastada da página de publicações do blogspot ao mesmo tempo que esse blog é tão presente nos meus pensamentos.

Depois de meses de saudades, aqui estou. De volta, pra valer.

3 comentários:

  1. Cara, você conseguiu descrever o que sinto na maioria das vezes. Claro que fazendo as devidas adaptações hahahahah mas é quase isso que eu sinto quando fico muito longe do blog, sempre penso em voltar mas nunca consigo. Enfim, seja bem vinda de volta e estou no aguardo dos posts sobre como ta sendo tudo aí *-*
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acho de verdade que você tem que aproveitar o seu tempo curtindo a sua viagem! Não se prenda a uma "obrigação", deixe para postar quando você estiver com uma folguinha ou com vontade mesmo ahahahaha é o que eu sempre faço! Assim quando você estiver preparada, vai ter muita coisa boa pra contar. Desculpe pelo palpite hahahaha beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
  3. Olha, não pude deixar de ler o comentário da Mari Torres e acho que ela tem razão: tu tens que aproveitar ao MÁXIMO essa sua viagem. Ter a oportunidade de viajar é muito mágico, e um dia eu vou viajar por aí também (espero, tô estudando loucamente pra isso HAHAHA) Aproveita tudo, tira foto de tudo, coma tudo o que tiver de diferente por aí, e depois você conta aqui no blog como foi tudo, o que foi bom e o que foi ruim, e eu vou adorar ler! *-*

    E o blog é isso mesmo, às vezes a gente desaparece por falta do que escrever, às vezes a gente volta e tem vontade de escrever tudo de novo HAHAH Eu pelo menos sou assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir